gov.br

Licenciatura em Música

História do Curso

O curso de música da UFC / Fortaleza surgiu em 2005. As atividades do curso, inicialmente chamado de Licenciatura em Educação Musical, aconteciam na Casa de José de Alencar, equipamento cultural hoje vinculado à Secretaria de Cultura Artística. O primeiro corpo docente foi formado por 5 professores: Elvis de Azevedo Matos (primeiro coordenador do curso), Ana Cléria Rocha, Erwin Schrader, Marco Tulio Costa e Luiz Botelho Albuquerque. Em 2008, juntaram-se à equipe os professores: Gerardo Viana Júnior, Consiglia Latorre, Pedro Rogério e Vítor Duarte.

O trabalho árduo da equipe do Curso de Música fez nascer vários projetos, apontando para a necessidade de contratação de novos docentes. Foi então que se juntaram à equipe os professores: Catherine Furtado, Jáderson Teixeira, Leandro Serafim, Liu Ying, Dora Queiroz, Filipe Ximenes e Maria Juliana F. Linhares.

A formação musical da UFC não contempla somente o ensino de graduação, mas também de pós-graduação. No programa de pós-graduação em educação da FACED, mantêm-se um eixo de ensino de música, idealizado pelo professor Dr. Luiz Botelho, e que hoje abriga pesquisas de mestrado e de doutorado. No Instituto de Cultura e Arte está o Mestrado Profissional em Artes, dirigido a profissionais das escolas públicas.

É importante lembrar que a criação do Curso de Música-Licenciatura da UFC não teria sido possível sem o empenho da professora Maria Izaíra Silvino Moraes. Em 1981, Izaíra Silvino assumiu a regência do Coral da UFC e iniciou um trabalho de valorização da música brasileira, ao mesmo tempo em que incentivava a difusão do conhecimento musical através do Projeto de Multiplicação de Corais (fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música na UFC e que se estende para além do âmbito da música vocal, sempre mantendo o espírito de cooperação e compartilhamento de saberes). Foi também no início dos anos de 1980 que Os “Encontros Nordeste” foram idealizados. E, através de uma parceria com a Funarte, a UFC realizou 5 edições do Nordeste (entre os anos de 1982 e 1986). Este evento foi importante para a criação dos cursos de formação musical que antecederam a graduação em Música-Licenciatura da Universidade.

Coral da UFC, 1982. Foto: arquivo pessoal de Izaíra Silvino.

Izaíra Silvino e Coral da UFC, anos 1980. Foto: arquivo pessoal de Izaíra Silvino.